3 formas simples de reciclar papel

O meio ambiente é uma preocupação para todos nós, então nesse texto apresento 3 maneiras fáceis de reciclar papel.

1 - Reutilize

Papel usado é papel na lixeira, certo?

Vamos mudar um pouco a ideia de lixo e reutilizar aquele papel do relatório ou rascunho que ainda tem o verso limpo. Que tal partir em pedaços para anotar recados ou fazer listas de mercado, ou de coisas a fazer-que se você for como eu nunca vai as cumprir-, de repente fazer um mural. Ah, papel sujo de comida e do seu sushi não devem ser posto para reciclagem e sim descartado como material orgânico e o papel que a gente usa no banheiro tem meios próprios para descarte, taokei?

E ainda te dou uma dica, algumas impressoras têm o recurso de impressão econômica. As impressões saem meio em escala de cinza, então se for um rascunho ou um papel que você vai descartar logo, aproveita e economiza tinta também. Dessa forma a tinta sai bem fraca e você tem como escrever ou desenhar nos dois lados do papel depois.

2 - Transforme

Fazer artesanato também é uma ótima forma de reusar o papel. O papel é muito versátil e depois de usado, pode ser tingido, pintado e reutilizado para fazer: Caixas de dobraduras, origamis, artes em geral com papel em rolinhos ou até papel de parede.

Depois de feita a arte ela pode ser reforçada com cola branca e pintada de uma tinta impermeabilizante para deixar ela mais forte e até aguentar chuva. Em contrapartida o papel após ser pintado e impermeabilizado, talvez não possa mais ser reciclado [:(].

3 - Recicle

O Brasil ainda é ineficiente na questão do tratamento do lixo, a parte esmagadora de tudo que descartamos vai exatamente parar em lixões e aterros sanitários. Entre tantos problemas ocasionados por manter esses locais nós podemos citar um com muita facilidade: O primeiro é o desperdício de ter tanta matéria prima sendo descartada e que pode ser reutilizada evitando que a natureza seja tão explorada.

>> Tem como reciclar papel em casa. No YouTube existem vários vídeos explicando como fazer a reciclagem em casa. Que é um procedimento simples e pode ser feito por qualquer pessoa que possa usar um liquidificador para ajudar a triturar o papel.

Atenção aos papéis recicláveis e não recicláveis.


Os tipos de papel recicláveis são: impressos, jornal, papelão, envelopes e papel cartão.
Papéis não recicláveis são: papel higiênico, papel toalha, papel fotográfico e etiquetas adesivas.

Postar um comentário

0 Comentários